quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Trabalho sobre o filme Amistad


Na disciplina de Língua Portuguesa, com a coordenação da estagiária Sílvia, assistimos a um filme chamado Amistad. Esse filme relata o tráfico de negros africanos, onde um grupo de negros da costa ocidental da África são capturados num navio chamado La Amistad. Durante a navegação eles foram acorrentados como animais. No entanto, o líder dos negros, chamado Cinqué, protagonista do filme, liberta todos das correntes e estes partem para o ataque e matam todos os seus ''carrascos'', deixando apenas dois dos carrascos vivos.

Eles chegam aos Estados Unidos como negros comprados legalmente pela alteza católica Rainha Isabella da Espanha, uma menina de apenas onze anos.

Os negros passam a ser acusados por homicídio. Seus defensores era um abolucionista e um advogado abolucionista. À nível estadual eles vencerm, mas o resultado foi recorrido e uma nova audiência a nível federal foi marcada. Dessa vez, contaram com o apoio do ex-presidente dos Estados Unidos, também um abolucionisa. Dessa vez, os negros foram libertos e voltaram para a casa e inclusive, uma fortelaza onde havia muitos escravos sendo maltratados, foi destruída.

Ao voltar para a casa, Cinqué não encontrou mais a sua família, que provavelmente, tenha sido capturada.

Autora do comentário: Tassiara Ramos Vidal

Um comentário:

** disse...

Eu achei este trabalho muito importante porque ele fala sobre a consciência negra e o racisno.
Eu penso que as pesoas praticam racisno, mas isso poderia ser diferente,se elas pensassem duas vez antes de praticá-lo.
Fabiano Kaiser.